Como o sono melhora o humor, a memória e o desempenho

Por Mar De Carlo

Para além de exercício regular e nutrição adequada, ter um sono de qualidade consistente com a quantidade certa de sono é vital para a nossa saúde e bem-estar em geral. O sono é essencial para a função humana ideal e desempenha um papel importante na aprendizagem, memória, humor e desempenho. A pessoa média precisa de sete a oito horas de sono de qualidade por noite, a fim de manter uma saúde mental e física óptima.

Enquanto dormimos, os nossos cérebros e corpos nunca o fazem. Anteriormente pensado como mero descanso ou algo que se pode escapar sem ter muito, é agora claro que o sono tem algumas funções muito críticas. Quando dorme, o seu corpo passa por uma série de fases e ciclos que facilitam a regeneração que é necessária para apoiar a sua saúde global.

O sono apoia a função cerebral saudável, processando informação e formando novos caminhos. Ajudas ao sono na consolidação de experiências em memórias e vias neurais, essencial para a memória e a aprendizagem.

O sono e o humor estão também intimamente relacionados. O bom sono contribui para uma boa disposição. O sono deficiente, por outro lado, pode alterar significativamente o seu humor; diminuindo a sua capacidade de lidar com o stress e como resultado aumentar os humores negativos tais como raiva, frustração, irritabilidade, ansiedade e depressão. Além disso, a falta de sono pode aumentar o risco de, e pode mesmo desempenhar um papel no desenvolvimento de algumas perturbações do humor.

O seu desempenho físico quando está acordado depende de como dorme bem. O sono tem um efeito positivo na velocidade, exactidão e tempo de reacção. Isto porque o sono permite que o seu coração e sistema vascular descansem e activa a libertação de hormonas produtoras de crescimento, que constrói massa muscular e repara células e tecidos do seu corpo. Como resultado, fortalece o seu sistema imunitário, impedindo-o de ficar doente ou ajudando-o a recuperar mais rapidamente quando está doente.

Por que é tão difícil para a maioria das pessoas ter uma boa noite de sono?

Há muitas razões pelas quais é tão difícil para a maioria das pessoas ter uma boa noite de sono. Duas categorias principais:

Primeiro: Condições ambientais e sociais que começaram já no século XVII mas que se tornaram proeminentes através da revolução industrial e da introdução de luz artificial. Essas condições incluem: luz, ruído, temperatura, qualidade do ar, roupa de cama e tecnologia.

Segundo: Comportamentos de saúde e estilo de vida que inibem o sono, tais como respiração subótima, deficiências nutricionais, stress (o corpo está em constante luta ou fuga), sedentários, atitudes culturais e crenças de trabalho árduo/jogo duro, falta de rotina, desregulação do sistema nervoso e desregulação emocional.

O que podemos fazer sobre isso?

Algumas dicas com as quais você pode começar sua jornada em direção ao sono ideal e à vida saudável:

Mude sua perspectiva e atitude em relação ao sono. Comece abraçando seu desafio do sono e tendo um interesse profundo e curioso para aprender mais sobre como você funciona. Seu corpo é essencialmente uma casa que precisa de manutenção para ter o melhor desempenho. Seu desafio do sono é significativamente uma oportunidade de melhorar sua qualidade de vida.

Conscientize-se da maneira como você respira e comece a incorporar exercícios diários de respiração curta, que chamo de “pausas diárias”, que incluem desaceleração da respiração, respiração pelo nariz e respiração diafragmática. A maneira como você respira afeta seu sistema nervoso e a qualidade do sono.

Aumente a exposição à luz brilhante (luz solar) durante o dia, de preferência pela manhã e reduza a exposição à luz artificial à noite, diminuindo as luzes, reduzindo as luzes pela metade. em toda a casa e removendo o tempo de tela de 30 minutos a uma hora antes de dormir.

Avalie sua ingestão de alimentos, bebidas, suplementos e medicamentos com um nutricionista ou médico para ver se algum deles pode estar inibindo seu sono.

Aumente o nível de atividade diariamente, especialmente se for sedentário. Muitos estudos mostraram que o exercício adequado melhora o sono e alivia os problemas relacionados ao sono.

Por fim, incorpore uma saída emocional para processar e regular suas emoções de forma consistente. Isto pode incluir escrever numa revista, pertencer a um grupo de apoio positivo ou envolver-se numa actividade criativa como uma aula de improviso ou de dança.

Admin
Author: Admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *